Fotos obtidas na internet, juntadas num só bloco.

OS  MÉDIUNS

(Espírito de Joana D’Arc - Revista Espírita de 1860)

     Estou satisfeito1 por ver-vos pontuais no encontro que vos marquei. A bondade de Deus estender-se-á sobre vós, e sempre nossos anjos da guarda vos ajudarão com seus conselhos e vos preservarão contra a influência dos maus Espíritos, se souberdes escutar sua voz e fechar o coração ao orgulho, à vaidade e à inveja.

     Deus encarregou-me da missão de cumprir junto aos crentes que Ele favorece com o mediunato. Quanto mais graças receberem do Altíssimo, mais perigos correm. E esses perigos são tanto maiores, quanto nascem dos mesmos favores que Deus lhes concede.

     As faculdades de que desfrutam os médiuns lhes atraem elogios dos homens: felicitações, adulação, eis o escolho. Esses mesmos médiuns, que deveriam ter sempre na memória a sua incapacidade primitiva, a esquecem; fazem mais: o que só devem a Deus, atribuem ao seu próprio mérito. Que acontece então? Os bons Espíritos os abandonam; não mais tendo bússola para os orientar, tornam-se joguetes dos Espíritos enganadores. Quanto mais capazes, mais são levados a considerar sua faculdade um mérito, até que, enfim, para os punir, Deus lhes retira o dom que apenas lhes pode ser fatal.

     Nunca seria demais lembrar que vos recomendeis ao vosso anjo da guarda, para que vos ajude a vos manter em guarda contra vosso mais cruel inimigo, que é o orgulho. Lembrai-vos de que, sem o apoio do vosso divino Mestre, vós, que tendes a felicidade de servir de intermediários entre os Espíritos e os homens, sereis punidos, tanto mais severamente quanto mais favorecidos, se não tiverdes aproveitado a luz.

     Apraz-me crer que esta comunicação, da qual dareis conhecimento à Sociedade, vos dará frutos, e que todos os médiuns que lá se acham reunidos manter-se-ão em guarda contra o escolho onde viriam quebrar-se. Esse escolho, já disse a todos, é o orgulho.

Nota do compilador: 1 - satisfeito = O Espírito Joana D'arc utilizou-se da palavra "satisfeito" porque o Espírito não tem sexo, mormente os superiores. Em se referindo ao desencarnado, tenha sido ele na Terra homem ou mulher, ele é sempre um Espírito.                                              

 INÍCIO          PRÓXIMO