Foto produzida no monastério Montserrat - Espanha - Foto iap

 

Cabeça do Cristo - Pintura de Leonardo Da Vinci que serviu de esboço para o quadro da Santa Ceia - www.wikipedia.org/ 

 

 

CRISTOS

      O Messias anunciado é a pessoa  mesma do Cristo?

     Perto de Deus estão numerosos Espíritos chegados ao topo da escada dos Espíritos puros, que mereceram entre eles seus enviados superiores, encarregados de missões especiais. Podeis chamá-los Cristos: é a mesma escola; são as mesmas ideias modificadas conforme os tempos.

     Não fiqueis, pois, admirados de todas as comunicações que vos anunciam a vinda de um Espírito poderoso sob o nome do Cristo; é o pensamento de Deus revelado numa certa época, e que é transmitido pelo grupo dos Espíritos superiores que se aproximam de Deus e recebe as suas emanações para presidir ao futuro dos mundos que gravitam no espaço.

     O que morreu na cruz tinha uma missão a cumprir, e essa missão se renova hoje por outros Espíritos desse grupo divino, que vêm, eu vo-lo repito, presidir aos destinos do vosso mundo.

    Se o Messias de que falam essas comunicações não é personalidade de Jesus, é o mesmo pensamento. É aquele que Jesus anunciou, quando disse: “Eu vos enviarei o Espírito de Verdade, que deve restabelecer todas as coisas”, isto é, reconduzir os homens à sã interpretação de seus ensinamentos, porque previa que os homens se desviariam do caminho que lhes havia traçado.

     Aliás, era necessário completar o que então não lhes havia dito, porque não teria sido compreendido. Eis porque uma multidão de Espíritos de todas as ordens, sob a direção do Espírito de Verdade, vieram a todas as partes do mundo e a todos os povos, revelar as leis do mundo espiritual, cujo ensino Jesus havia adiado e lançar, pelo Espiritismo, os fundamentos da nova ordem social. Quando todas as suas bases estiverem postas, então virá o Messias que deve coroar o edifício e presidir à reorganização com o auxílio dos elementos que tiverem sido preparados.

     Mas não creiais que esse Messias esteja só; haverá muitos que abraçarão, pela posição que cada um ocupará no mundo, as grandes partes da ordem social: a política, a religião, a legislação, a fim de as fazer concordar com o mesmo objetivo.

     Além dos Messias principais, surgirão Espíritos de escol em todas as partes do detalhe e que, com lugares-tenente animados da mesma fé e do mesmo desejo, agirão de comum acordo, sob o impulso do Pensamento Superior.

     Assim é que, pouco a pouco, estabelecer-se-á a harmonia do conjunto; mas é necessário, previamente, que se realizem certos acontecimentos. (Espírito Lacordaire - Revista Espírita de 1868).

                                                                                                   PRÓXIMO                                                                                                                   INÍCIO

SEDE CARIDOSOS PARA COM TODOS; ESFORÇAI-VOS POR TOMAR O HÁBITO DE NÃO MAIS NOTAR OS QUE VOS OLHAM COM DESDÉM SEDE  CARIDOSOS  PARA  COM  TODOS;  ESFORÇAI-VOS  POR  TOMAR  O  HÁBITO  DE  NÃO  MAIS  NOTAR  OS  QUE  VOS  OLHAM  COM  DESDÉM.