Foto iap

A CRIANÇA É O FUTURO 

 

     "Quando a civilização abandona a criança, a decadência está próxima". (Espírito José de Castro)

     Já foi dito que quem ampara ou educa uma criança está amparando e educando ao mesmo tempo, o jovem e o velho. Isto é fácil de ser compreendido, pois a criança quando é amparada e recebe uma educação sadia, continua sendo bem educada na juventude e na velhice. Isso para não falarmos nas vidas sucessivas.

     Porém, é triste lembrarmos que o contrário também existe!

     Quem já viu um lar onde se dizem as palavras mais horríveis que se possa ouvir? É um triste espetáculo, pois sendo a criança uma flor que está desabrochando para a vida, transforma-se num animalzinho. Geralmente são os pais que indiretamente ensinam os filhos, quando brigam entre si. O marido chega em casa, e, por motivos insignificantes, começa a falar palavrões e blasfêmias, bate na companheira. Esta por sua vez, para não ficar atrás, grita e joga o que tiver nas mãos, bate portas... O casal faz mil e uma "diabruras", esquecendo-se de que a vida é um teatro e que há espectadores assistindo, observando tudo. Não se preocupam se estão sendo maus personagens e se aqueles que acompanham as cenas familiares deixarão de ser seus "fãs".

     Mas não só da família é a responsabilidade perante os pequenos em formação.

     Também prestarão contas os cidadãos que dão seus exemplos tanto bons quanto maus. É o mestre que ensina, o escritor e o editor que publicam obras que estarão de alguma forma atuando na formação moral e intelectual da criança.

     Cidadãos! Mestres! Escritores! Pais! A reforma social há de vir dos lares, mas necessita da colaboração de toda Humanidade.

     Lembremos que tudo aquilo que fizermos, será imitado pelos menores. Esforcemo-nos para que a criança de hoje, seja um bom adulto amanhã. Porque, como nos diz Meimei1, através de Chico Xavier, "na alma da criança reside a essência da paz ou da guerra, da felicidade ou do infortúnio para os dias que virão". Raymundo R. Espelho - Obra: A Revelação da Chave - www.editoraeme.com.br/                                                                  

PRÓXIMA

MEIMEI: Trata-se de um espírito

INÍCIO

SE  A  CRIANÇA  É  O  FUTURO,  NO  CORAÇÃO  DAS  MÃES  REPOUSA   A  SEMENTEIRA  DE  TODOS  OS  BENS  E  DE  TODOS  OS  MALES  DO  PORVIR