Igualdade dos direitos do homem e da mulher

817 - São iguais perante Deus o homem e a mulher e têm os mesmos direitos?

     "Não outorgou Deus a ambos a inteligência do bem e do mal e a faculdade de progredir?"

818 - Donde procede a inferioridade moral da mulher em certos países?

     "Do predomínio injusto e cruel que sobre ela assumiu o homem. É resultado das instituições sociais e do abuso da força sobre a fraqueza. Entre homens moralmente pouco adiantados, a força faz o direito."

819 - Com que fim mais fraca fisicamente do que o homem é a mulher?

     "Para lhe demarcar funções especiais. Ao homem, por ser o mais forte, os trabalhos rudes; à mulher os trabalhos leves; a ambos o dever de se ajudarem mutuamente e suportar as provas de uma vida cheia de amargor."

820 - A fraqueza física da mulher não a coloca naturalmente sob a dependência do homem?

     "Deus a uns deu a força para protegerem o fraco e não para o escravizarem."

     Deus apropriou a organização de cada ser às funções que lhe cumpre desempenhar. Tendo dado à mulher menor força física, deu-lhe ao mesmo tempo maior sensibilidade, em relação com a delicadeza das funções maternais e com a fraqueza dos seres confiados aos seus cuidados.

821 - Têm importância tão grande quanto as deferidas ao homem as funções a que a Natureza destinou à mulher?

     "Sim, maior até. É ela quem lhe dá as primeiras noções da vida."

822 - Sendo iguais perante a lei de Deus, devem os homens ser iguais também perante as leis humanas?

     "O primeiro princípio de justiça é este: Não façais aos outros o que não quereríeis que vos fizessem."

     - Assim sendo, uma legislação, para ser perfeitamente justa, deve consagrar a igualdade dos direitos do homem e da mulher?

     "Dos direitos, sim; das funções, não. Preciso é que cada um esteja no lugar que lhe compete. Ocupe-se do exterior o homem e do interior a mulher, cada um de acordo com a sua aptidão. A lei humana, para ser equitativa, deve consagrar a igualdade dos direitos do homem e da mulher. Todo privilégio a um ou a outro concedido é contrário à justiça. A emancipação da mulher acompanha o progresso da civilização. Sua escravização marcha de par com a barbaria. Os sexos, além disso, só existem na organização física. Visto que os Espíritos podem encarnar num e noutro, sob esse aspecto nenhuma diferença há entre eles. Devem, por conseguinte, gozar dos mesmos direitos."